Tem Pedalina na rua: Sarah Figueiredo

05:21


  ‘’Posso dar uma volta?’’ Sempre que alguém tinha uma bicicleta era isso que a maioria das crianças perguntava. ‘’Pode sim’’, permitia o dono da bicicleta, e todos davam voltas alegremente. Eu não conseguia compreender por que todas as crianças se sentiam atraídas por aquele veículo, mas eu também me sentia assim. Só que eu nunca dava uma volta, por que eu não sabia andar. Eu morria de vergonha de tentar andar e cair. Todo mundo ficava rindo quando eu falava que não sabia andar de bicicleta. Eu queria tanto aprender. Minhas primas, que eram adeptas a filosofia do ‘’Pedir para dar uma volta’’ tentaram me ensinar, mas não conseguiram. Alguns amigos também. Eu não tinha equilíbrio. Frustração 

Acabei desistindo e aceitando a realidade. ‘’Eu não sei andar de bicicleta e nem vou aprender’’, foi aí que eu me enganei. 

Em um belo dia, não lembro quando, me apaixonei por um garoto e por ironia do destino ele era ciclista. Quando começamos a namorar eu revelei o segredo: ‘’Sempre quis andar de bicicleta, mas todo mundo desistiu de me ensinar.’’ Eu disse várias coisas, que sempre olhava as crianças andando e que eu queria muito andar numa bicicleta com cestinha e eu iria encher a cestinha de flores. Aí ele quis tentar também e tentou me ensinar na bike dele. Adivinha? Não conseguiu.

Quando meu namorado conseguiu um estágio da faculdade e as coisas estavam ok, ele de repente apareceu com uma bicicleta rosa de cestinha e disse que era um presente pra mim. Mesmo eu não sabendo andar. Ele sempre fez de tudo para que eu ficasse feliz. 

Me apaixonei tanto por aquela bike. Ela tinha uma cestinha! E me senti mais segura pra tentar andar nela. Quando meu namorado não estava tentando me ensinar na Praça do Disco, eu estava em casa tentando aprender e deixando minha panturrilha cheia de marcas roxas. Mas ele viu eu dando minhas primeiras pedaladas e minhas primeiras curvas. 

Eu ri tanto, eu gargalhei de alegria. As pessoas não entendiam por que aquela maluca estava rindo. Eu estava rindo por que tinha aprendido a andar de bicicleta.


  Depois que o ciclismo virou pra mim uma rotina e também o meu meio de transporte, as coisas melhoraram muito. Primeiro por que eu era uma menina que sofria muito com dois problemas: Asma e ansiedade. Por presente do destino, pedalar é uma atividade aeróbica e me ajudou muito no tratamento da asma. E também me ajudou no meu bem estar psicológico. 

Comecei a me sentir maravilhosamente bem em vários aspectos. Perdi peso e equilibrei o meu IMC, minha pressão e minha diabetes. Além do dinheiro que economizei e antes gastava com passagens de ônibus. 

Desde então, incentivo meus amigos a andarem também e tento chamar o máximo de pessoas para ‘’O lado ciclista da força’’, afinal... 

Bicicleta não é só um lazer, ciclismo não é só um esporte. Tudo isso faz parte das coisas que tornam a vida uma aventura incrível.


Sarah Figueiredo

You Might Also Like

0 comentários