Cycle Chic, é possível!

17:42

 Muitas meninas usam bike como lazer ou esporte. Eu comecei por lazer em meados de 2011 e hoje em dia, vou pra todos os cantos de bicicleta. Como estou na fase final da minha gestação, vou compartilhar um pouco da minha experiência de usar a bike para ir a faculdade e ao trabalho.
No meio de 2011, decidi que queria ir de bicicleta para faculdade e em seguida para o trabalho.

  Certo, mas e a roupa? Eu não queria ir de tênis e short de ginástica pra aula, (também sair assim não é nenhum bicho de sete cabeças). É possível ir sim de tênis e short, é até mais confortável. Só que a minha intenção era usar as mesmas roupas que eu usava para todos os lugares que ia utilizando o ônibus.

  Eu estudava pela manhã, e a faculdade não tinha uma estrutura de vestiário para poder tomar banho ou para guardar meus pertences. Isso não me desanimou! Decidi que iria continuar indo para a aula do mesmo jeito que ia antes, só que com a companhia da bicicleta.

  Já em relação ao meu local de trabalho, eu pude ficar mais tranquila. Lá possui vestiário, dá pra tomar um banho tranquilo antes de entrar para o trabalho.

  Se o seu local de trabalho lhe oferece um local para deixar sua roupa guardada, e um local para tomar banho, ótimo! Você pode sair uns 15 minutos mais cedo de casa até o trabalho/faculdade e tomar um banho ou até só se ajeitar mesmo, se for como no meu caso que eu  já ia pronto de casa para a faculdade. Só deixa para tomar banho e trocar de roupa quando eu ia para o trabalho.

  Como na faculdade não tinha vestiário, eu sempre saia uns 20 minutos mais cedo de casa, e ia em um ritmo mais leve, para não suar tanto. Levava sempre na bolsa lenço umedecidos (para tirar um pouco do suor), desodorante e perfume. Confesso que o lenço umedecido já era o suficiente, já que eu nunca cheguei encharcada de suor em canto nenhum.

pedalinaslook


  Sei que para muitas ainda é estranho sair toda arrumada de bicicleta, com medo de se sujar, suar, bagunçar o cabelo, maquiagem... Mas é possível sim. 

  No começo é estranho, as pessoas começam a te olhar bem assustadas. Você se sente definitivamente a "estranha",  por está trocando a roupa esportiva (quando se pensa em bicicleta já lembra logo de passeios, trilhas..) por uma mais informal (ou formal). Mas por um lado, isso é bom. Os motoristas estão ali te vendo, mostrando que bicicleta não é uso exclusivo de passeios, e quem sabe até admirando.




  Minhas dicas são as seguintes para quem vai se aventurar no estilo Cycle Chic para ir para qualquer canto:
  • Eu sempre saio alguns minutinhos antes, coisa de 10 a 15 minutos para sair de casa tranquila, sem nenhuma pressa, pedalando um pouco mais devagar, e sabendo que vou chegar mais cedo. O que  me possibilita mais um tempinho de se ajeitar;                                                                                                                                                       
  • Em relação a roupas - Como aqui em Natal é hiper mega quente, dê preferência a peças mais leves, tecidos mais molinhos. Se tiver que sair de casaco ou blazer, deixe dobradinha e guardada na bolsa ou na sua cestinha. Em relação á calça, se for calça de tecido super leve dá certo pedalar é até confortável, mas no caso da calça jeans, é um caso de amor e ódio. Então é sempre bom escolher uma calça jeans que não fique tão justa nas pernas,  o que vai impossibilitar e muito o movimento delas,  principalmente se você for fazer percursos que tenha algumas ladeirinhas básicas. Por experiência própria, sei o quanto foi "sofrido" ir e voltar da faculdade com essa bendita calça jeans apertada nas pernas, e também existe aquele certo medo da barra da calça enroscar. No meu caso isso não me aconteceu, mas é sempre bom tomar cuidado.
  • Sapatos - Algumas meninas em outros estados e países usam e abusam do salto alto. Se você se acha totalmente confiante em usar de salto alto na bicicleta, invista nos que amarram no tornozelo ou até mesmo os sapatos mais firmes no pé para não correr o risco do seu pé escorregar. Como eu não me sinto totalmente confiante para usar salto alto no meu percurso, eu sempre saio de sapatilha ou Oxford, caso eu precise no dia usar salto alto eu levo guardadinha dentro da bolsa.    
  • Vestidos - O grande "problema" para a maioria das mulheres, o segredo é sempre andar com um short por baixo, para não sair pagando calcinha por ai. Minha primeira vez de vestido na bike foi um tanto desconfortável, mesmo com short por baixo. Eu fiquei um tanto envergonhada por acharem que eu estava sem nada, então procurava sempre deixar á mostra a pontinha do short pra tipo dizer "ei estou de short hem, não adianta ficar de olho"... mas isso é questão de costume, com o tempo você tira de letra sair de vestido e de saia na bicicleta.                              
  • Cabelo e Maquiagem -  Cabelo sempre dá pra fazer um penteado, rabo de cavalo, trança lateral, vai solto mesmo... o segredo é escolher um capacete que tenha abertura e uma ótima ventilação, assim não bagunça tanto o cabelo. Já a Make, eu sempre já saio com ela pronta, mas se preferir pode deixar pra fazer quando chegar na faculdade/trabalho.


Minha experiência e dicas foram basicamente essas. Ah, eu tenho o hábito de pedalar com cardigan desses mais molinhos mesmo. Sei que vendo assim de cara, dá pra imaginar " nossa, que doida! De casaco em pleno sol quente?" Mas, eles são super fresquinhos (pelo menos os que eu tenho).

Então acho que é isso! 
Um Abraço, e vamos pedalar!

You Might Also Like

3 comentários

  1. Luh, estou querendo um bike que será possivel andar de saia, tipo essa das fotos.
    Em Nova York, as pessoas saim numa boa de bicicleta. Ate homens de palito e gravata.
    Muito possivel siim sair arrumada e pedalando.

    Bjo
    www.dayseamaral.blogspot.com.br
    www.daysefotografia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, meninas! Parabéns pelo blog!

    Olha, sobre as saias e vestidos, é muito possível pedalar sem o shortinho por baixo, se assim se quiser.

    Para a saia não subir, vai depender do tipo do tecido, do corte, do volume e do tamanho da saia. Eu experimentei muito, e hoje já separo.

    Confesso que não gosto muito de pedalar com saia e short por baixo. Acho pouco prático e aqui em Salvador é muito quente (aí deve ser mais ainda e ter muito vento, né?).

    <3

    Ana Elisa - Meninas ao Vento
    http://www.facebook.com/groups/208147085864899/

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas,
    não querendo fazer propaganda (mas já fazendo) eu tenho uma bicicleta com o quadro feminino (quadro rebaixado), que super permite pedalar com saia e vestido (sem ter que usar shorts por baixo, nem fazer malabarismos)! É uma bike urbana desenhada e produzida no Brasil. Dêem uma olhada no site: www.urbanabicicletas.com.br.
    Confesso que me sinto estranha ao pedalar no meio de motoboys e caminhões de vestido. Mas acho que é o um primeiro passo para humanizar as ruas de São Paulo!
    Beijos
    Hannah

    ResponderExcluir